segunda-feira, 15 de julho de 2013

J.K. Rowling é 'desmascarada' como autora de aclamado romance policial.

J.K. Rowling confirmou que escreveu 'The cuckoo's calling' com o nome de Robert Galbraith Foto: Lefteris Pitarakis / AP
Ela escreveu 'The cuckoo's calling' com o nome de Robert Galbraith.


LONDRES — “The Cuckoo’s Calling”, romance policial publicado em abril, não foi um sucesso comercial, mas recebeu ótimas resenhas. Leitores o descrevem como complexo, atraente e brilhante. Muitos compararam o autor — um ex-policial sob o pseudônimo de Robert Galbraith — a P.D. James, Ruth Rendell e Kate Atkinson. Foi dito que o livro parece muito seguro e sofisticado para ter sido escrito por um estreante.

 
E eles estavam certos. Em um dos maiores golpes editoriais dos últimos anos, "The Cuckoo's calling", que vendeu 1.500 cópias na Grã-Bretanha até agora, não foi escrito por um ex-policial, nem por um autor estreante. A obra é de J. K. Rowling, uma das escritoras mais famosas do mundo, graças a saga "Harry Potter". Ela foi desmascarada pelo jornal "The Sunday Times", de Londres, que apurou uma dica anônima. No artigo, publicado no domingo, Rowling confessa o ardil e comenta de forma um pouco melancólica sua breve experiência como autora anônima. Após a revelação, o livro pulou para o topo da lista dos mais vendidos da Amazon tanto na Grã-Bretanha quanto nos EUA.

"Eu esperava manter esse segredo por mais tempo, pois ser Robert Galbraith foi uma experiência libertadora”, disse ela num comunicado. “Foi maravilhoso publicar sem nenhuma expectativa do público, pelo puro prazer de receber comentários sob um nome diferente."
Nicky Stonehill, agente da autora, confirmou que Galbraith e Rowling são de fato a mesma pessoa. "Nós confirmamos isso, mas não faremos nenhum outro comentário."

Muitos autores famosos usam pseudônimos, particularmente quando se arriscam em novos gêneros. O irlandês John Banville, vencedor do Man Booker Prize, publica romances policiais como Benjamin Black. Anne Rice escreve ficção erótica como A. N. Roquelaure. No início da carreira, Stephen King publicou vários romances com o nome Richard Bachman. (Em 1985, após ser desmascarado, King anunciou que Bachman havia morrido de “câncer do pseudônimo".) Mas é raro um alter ego ser mantido em segredo dessa forma, especialmente com por alguém com vida profissional tão pública.




Leia mais clicando aqui.


0 comentários:

Postar um comentário